O prefeito de Banabuiú, Marcílio Coelho (PSB), no Sertão Central, afirmou que a gestão realizou investimentos em diversas áreas do município ao longo de 2025, seu primeiro ano de mandato. A declaração foi feita durante entrevista ao programa Ponto de Vista, da SerTão TV e da rádio Canudos FM 106,7, na qual apresentou um balanço das ações de 2025.
Durante a conversa, o gestor destacou os investimentos em infraestrutura, como a implantação de piso intertravado nas principais vias da cidade, além da instalação de sistemas de energia fotovoltaica nas escolas municipais, medida que tem contribuído para a redução dos custos com energia elétrica.
Novos investimentos
Entre os novos projetos anunciados, Marcílio confirmou a reforma do Estádio César Ferreira da Cunha Filho, o Fifizão, com investimento de pouco mais de R$ 2,9 milhões, em parceria entre a Prefeitura de Banabuiú e o Governo do Ceará. O processo licitatório já foi concluído e a ordem de serviço será assinada no próximo dia 24 de janeiro, durante a programação da Semana do Município, na final da modalidade de futebol de campo.
- Foto: Reprodução/Redes sociais
A obra inclui arquibancadas, novos vestiários e banheiros, iluminação em LED (com 36 refletores de 2 mil watts cada), estacionamento, fachada, cabine de transmissão, tribuna de honra, catracas e sistema de irrigação.
“A gente espera que essa obra aconteça de forma rápida para que a gente possa entregar para nossa população um estádio totalmente reformado e modernizado. Vai ser o estádio mais bonito, moderno e confortável da região”, afirmou Marcílio.
Novo asfalto na BR-122
O prefeito também anunciou a inclusão de Banabuiú no projeto de restauração da BR-122, que liga o município a Quixadá. Inicialmente, a obra do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) contemplava apenas o trecho entre Chorozinho e Quixadá, mas, após reuniões com o superintendente do órgão no Ceará, Will Almeida, a cidade passou a integrar o cronograma.
“Eu precisei conversar com ele novamente sobre uma demanda de Banabuiú e conversar com ele sobre a estrada, e ele me deu essa boa notícia que a cidade estava inclusa para fazer todo o trecho novo”, disse o prefeito.
De acordo com Marcílio, a licitação está em fase avançada e novas informações devem ser divulgadas em janeiro. O gestor destacou que a obra vai beneficiar diretamente estudantes que se deslocam diariamente para Quixadá, ambulâncias, fornecedores, transporte coletivo e demais usuários da rodovia.
