Home Tempo Quadra chuvosa de 2026 no Ceará começa neste domingo, 1º de fevereiro,...

Quadra chuvosa de 2026 no Ceará começa neste domingo, 1º de fevereiro, com cenário de incertezas

Diferentemente das chuvas observadas em dezembro e janeiro, o chamado período de pré-estação chuvosa, este quadrimestre representa o coração do regime pluviométrico cearense

Foto: Marciel Bezerra

Começa oficialmente neste domingo, 1º de fevereiro, a quadra chuvosa do Ceará, o principal período de precipitações no estado, tradicionalmente compreendido entre fevereiro e maio e crucial para a recarga de açudes, agricultura e abastecimento de água. Diferentemente das chuvas observadas em dezembro e janeiro, o chamado período de pré-estação chuvosa, este quadrimestre representa o coração do regime pluviométrico cearense.

O prognóstico para os primeiros três meses da quadra chuvosa, elaborado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), sinaliza um cenário de chuvas irregulares e com probabilidade de estar abaixo ou dentro da média histórica. Segundo o órgão, há 40% de chances das chuvas ficarem abaixo da média, 40% dentro da média e apenas 20% acima da média.

Essa combinação de incertezas climáticas decorre principalmente das condições climáticas: enquanto o fenômeno La Niña, que normalmente favorece chuvas no Nordeste, tem enfraquecido e o Pacífico Equatorial tem demonstrado para neutralidade ou aquecimento de suas águas (El Niño), o Oceano Atlântico assume papel de destaque na definição da intensidade das precipitações. De acordo com o presidente da Funceme, Eduardo Sávio, é o Atlântico que vai definir a qualidade da quadra chuvosa.

A posição da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de chuvas no Estado de fevereiro a maio, depende diretamente de onde o Atlântico está mais aquecido, sendo necessário que ele aqueça do Equador para o Sul para que traga chuvas para o Nordeste brasileiro.

Para os profetas da chuva, a avaliação predominante é de que o inverno de 2026 deve variar entre fraco e intermediário, com uma inclinação maior para um cenário considerado regular. Mesmo entre os mais cautelosos, há consenso de que o período de chuvas mais relevantes deve ocorrer entre os meses de março, abril e maio.

não houve comentários

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile