Home Segurança Chefe do Comando Vermelho no Ceará morre em confronto com a polícia...

Chefe do Comando Vermelho no Ceará morre em confronto com a polícia no interior de São Paulo

Foragido com três mandados de prisão, Breno Araújo Xavier da Silva era investigado por ordenar mortes em Fortaleza e foi localizado após trabalho conjunto das polícias do Ceará e de São Paulo

Foto: Reprodução

Nessa quarta-feira, 11, Breno Araújo Xavier da Silva, conhecido como “Blindado”, morreu após confronto com policiais no município de Atibaia, no interior de São Paulo. Ele era apontado pelas autoridades como uma das principais lideranças do Comando Vermelho no Ceará e estava foragido da Justiça.

Contra ele havia três mandados de prisão em aberto. As investigações o vinculam à determinação das mortes do advogado criminalista Silvio Vieira da Silva, em 2025, e do personal trainer Felipe Lucena, assassinado em 2022. Os dois casos ocorreram em Fortaleza e foram investigados pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

A localização do suspeito foi resultado de um trabalho investigativo desenvolvido pela 10ª Delegacia do DHPP e pela Delegacia de Combate ao Tráfico de Armas, Munições e Explosivos (Desarme), da Polícia Civil do Ceará, com apoio das forças de segurança paulistas.

Segundo a apuração policial, após sair do Ceará, Breno passou um período escondido em uma comunidade no Rio de Janeiro, onde mantinha ligação com integrantes da facção naquele estado. Durante uma operação realizada no ano passado, ele teria escapado por uma área de mata e deixado o território fluminense, estabelecendo-se posteriormente no interior de São Paulo.

No momento da ação em Atibaia, os agentes cercaram o imóvel onde ele estava. Conforme relato oficial, ao perceber a aproximação das equipes, o suspeito reagiu com disparos de arma de fogo e tentou utilizar um artefato explosivo contra os policiais. Houve troca de tiros, e Breno foi atingido.

Ele ainda foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.

De acordo com o delegado Ícaro Coelho, do DHPP do Ceará, o investigado reagiu à abordagem armado com pistola, fuzil e granada, o que fez com que os agentes de segurança revidassem.

Durante a operação, foram apreendidos um fuzil, uma pistola, uma granada e diversas munições.

não houve comentários

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile