Home Política Texto do PL Antifacção volta para a Câmara e Motta mantém Derrite...

Texto do PL Antifacção volta para a Câmara e Motta mantém Derrite na relatoria do projeto; governistas criticam decisão

Na primeira vez, o parlamentar fez muitas mudanças no texto encaminhado pelo Executivo, o que desagradou o governo e fez com que a Casa se tornasse alvo de críticas, bem como Motta e Derrite

Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB) ensaia uma nova crise com o Planalto após um período de paz entre o Legislativo e o Executivo. O motivo: a relatoria do PL Antifacção.

A matéria havia sido aprovada pela Câmara e estava sob relatoria do deputado federal Guilherme Derrite (PP-SP). No entanto, o parlamentar fez muitas mudanças no texto encaminhado pelo Executivo, o que desagradou o governo e fez com que a Casa se tornasse alvo de críticas, bem como Motta e Derrite.

O texto foi para o Senado e, na relatoria do senador Alessandro Vieira (MDB-SE), foi modificado e se tornou uma versão mais próxima da que o governo havia encaminhado ao Congresso em outubro. Agora, a matéria voltou para a Câmara e Motta resolveu nomear Derrite, novamente, como relator.

O líder do PT na Câmara, Pedro Uczai (PT-SC), informou que a bancada votará para manter a versão aprovada pelo Senado.

“O Senado fez a revisão e aperfeiçoou. Está um texto bom. Nossa bancada votou a favor do texto do Senado. É uma prioridade do governo e do Congresso Nacional”, destacou Uczai.

Quem também se manifestou foi o deputado Lindbergh Farias (PT-RJ), que disse que o presidente da Casa comete um “novo erro ao manter Derrite na função”.

A oposição, por sua vez, comemorou a escolha feita por Motta. “O Derrite reúne todas as condições para continuar sendo relator. Infelizmente o governo politizar a segurança pública, como vem fazendo sempre. A decisão do presidente da Câmara foi acertada”, afirmou o deputado Cabo Gilberto Silva (PL-PB).

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here