Uma operação conjunta da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU) foi deflagrada na manhã desta terça-feira, 17, para investigar um suposto esquema nacional de descontos associativos indevidos em aposentadorias e pensões pagas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Entre os alvos da ação está a deputada federal Gorete Pereira (MDB-CE). Contra ela foi cumprido mandado de busca e apreensão, além da determinação de uso de tornozeleira eletrônica como medida cautelar.
Ao todo, a operação cumpre 19 mandados de busca e apreensão, além de dois mandados de prisão e outras medidas determinadas pela Justiça.
Foram presos o empresário Natjo de Lima Pinheiro e a advogada Cecília Rodrigues Mota, que já presidiu a Associação dos Aposentados e Pensionistas Nacional (Aapen) e também a Associação dos Aposentados e Pensionistas do Brasil (AAPB).
Batizada de Operação Indébito, a ação é um desdobramento da operação “Sem Desconto” e busca aprofundar as investigações sobre possíveis fraudes relacionadas a benefícios previdenciários.
As ordens judiciais foram autorizadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), sob relatoria do ministro André Mendonça. Segundo os investigadores, o esquema pode envolver crimes como inserção de dados falsos em sistemas públicos, organização criminosa, estelionato previdenciário e ocultação de patrimônio.
