Home Geral INSS passa a exigir biometria facial para liberar empréstimo consignado

INSS passa a exigir biometria facial para liberar empréstimo consignado

Nova regra entra em vigor nesta terça-feira, 19, e obriga aposentados e pensionistas a confirmarem contratação pelo Meu INSS

Foto: Divulgação/INSS

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social que desejarem contratar empréstimo consignado precisarão seguir novas regras de segurança a partir desta terça-feira, 19. Entre as mudanças, está a obrigatoriedade da validação da operação por biometria facial no aplicativo ou site Meu INSS.

A medida vale para os créditos consignados, modalidade em que as parcelas são descontadas diretamente do benefício previdenciário.

A exigência da chamada “anuência biométrica” foi estabelecida pela Lei nº 15.327/2026, criada com o objetivo de reforçar a proteção dos beneficiários contra fraudes. A legislação também impede que a contratação seja feita por telefone ou por meio de procuração concedida a terceiros.

Com as novas regras, o segurado receberá a proposta de empréstimo no Meu INSS com o status de “pendente de confirmação”. Após isso, terá até cinco dias corridos para validar a operação por reconhecimento facial. Caso o procedimento não seja concluído dentro do prazo, o contrato será cancelado automaticamente.

Outra mudança anunciada amplia o prazo máximo de pagamento dos empréstimos. O limite passou de 96 para 108 parcelas, o equivalente a nove anos.

Além disso, os beneficiários poderão iniciar o pagamento das parcelas em até três meses após a contratação do crédito.

O governo também divulgou um passo a passo para orientar aposentados e pensionistas sobre como solicitar o consignado dentro das novas exigências. Confira AQUI.

não houve comentários

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile