Home Saúde Anvisa aprova medicamento oral sem hormônios para aliviar sintomas da menopausa

Anvisa aprova medicamento oral sem hormônios para aliviar sintomas da menopausa

Terapia será comercializada no Brasil com o nome Veoza e é indicada para o tratamento de ondas de calor e suores noturnos

Foto: fizkes/Adobe Stock

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso do fezolinetanto no Brasil, um medicamento oral e não hormonal destinado ao tratamento de ondas de calor e suores noturnos relacionados à menopausa. O produto será comercializado sob o nome Veoza pela farmacêutica Astellas Farma.

Segundo a empresa, a aprovação do medicamento foi baseada em três estudos clínicos de fase 3 realizados na Europa, nos Estados Unidos e no Canadá, que envolveram mais de 3 mil participantes.

De acordo com o laboratório, durante o período anterior à menopausa existe um equilíbrio entre os níveis de estrogênio e a neurocinina B (NKB), substância presente no cérebro que participa da regulação da temperatura corporal. Com a redução dos estrogênios ao longo da menopausa, esse equilíbrio é alterado, favorecendo o aparecimento de sintomas como os fogachos e os episódios de suor noturno.

A fabricante informa ainda que os sintomas vasomotores moderados e intensos afetam até 80% das mulheres entre 40 e 65 anos. No Brasil, esse tipo de manifestação estaria presente em 36,2% das mulheres nessa faixa etária, percentual superior à média global de 15,6%.

Ainda segundo os dados divulgados pela empresa, entre as brasileiras que apresentam esses sintomas, 69,9% consideram as ondas de calor e os suores noturnos intensos, o que pode impactar significativamente a qualidade de vida, o sono e a produtividade.

Essa versão foi reestruturada em relação ao texto original e atribui corretamente ao fabricante as informações provenientes dos estudos e estimativas apresentados.

não houve comentários

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile