Home Geral Brasileiros relatam ameaças e ataques racistas na Argentina após final da Copa

Brasileiros relatam ameaças e ataques racistas na Argentina após final da Copa

Os ataques começaram depois que um veículo local divulgou fotos e perfis de brasileiros que manifestaram apoio à equipe espanhola

Foto: Imagens cedidas à CNN

Brasileiros que estudam na Argentina relatam ter sido alvo de ameaças, insultos racistas e exposição de informações pessoais após a final da Copa do Mundo, disputada no último domingo, 19, quando a Espanha derrotou a seleção argentina. As informações são da CNN Brasil.

Segundo estudantes ouvidos pela imprensa, os ataques começaram depois que um veículo local divulgou fotos e perfis de brasileiros que manifestaram apoio à equipe espanhola. A publicação gerou uma onda de hostilidade nas redes sociais, onde os alunos passaram a ser acusados de falta de gratidão por cursarem universidades argentinas.

Após a repercussão, dados pessoais de diversos estudantes começaram a circular na internet. Informações como endereços, documentos e perfis em redes sociais teriam sido reunidas e compartilhadas, inclusive por meio de planilhas divulgadas online.

Relatos de intimidação

Uma estudante de Medicina, residente na Argentina há quatro anos, afirmou ter recebido mais de mil mensagens em apenas um dia por diferentes canais de comunicação. Ela relatou que seu endereço residencial foi exposto e que passou a receber ameaças graves.

Segundo a jovem, mensagens mencionavam agressões físicas, linchamento e até assassinato. Ela contou ainda que recebeu imagens de armas e decidiu antecipar sua viagem ao Brasil por temer pela própria segurança.

Outra brasileira, que estudou no país vizinho desde 2022 e atualmente mora no Paraguai, também relatou ter sido alvo de ataques após publicar mensagens comemorando a conquista espanhola. Ela afirmou que recebeu ameaças de morte e violência sexual, além de ataques direcionados a familiares.

A estudante disse que precisou desativar suas redes sociais diante da quantidade de mensagens ofensivas e comentários com teor racista.

Dados expostos e pedidos de expulsão

De acordo com os relatos, além das ameaças virtuais, algumas pessoas entraram em contato com instituições de ensino para solicitar a expulsão de estudantes brasileiros. Inicialmente, sete perfis teriam sido expostos, mas o número de vítimas aumentou nos dias seguintes.

Os alunos afirmam que episódios de xenofobia e discriminação já eram registrados anteriormente em alguns ambientes universitários, mas teriam se intensificado após o resultado da decisão mundial.

Possíveis medidas legais

Pelo menos uma das vítimas informou que pretende registrar ocorrência junto às autoridades argentinas e buscar apoio do consulado brasileiro. Os estudantes destacam que os ataques envolveram ameaças, injúrias de cunho racial e divulgação indevida de dados pessoais.

Como os fatos ocorreram em território argentino, eventuais investigações criminais deverão ser conduzidas pelas autoridades locais. O consulado do Brasil pode oferecer orientação e assistência aos cidadãos brasileiros que enfrentam situações de violência ou discriminação no exterior.

Por questões de segurança, as identidades dos estudantes foram preservadas.

não houve comentários

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile