O Banco de Leite Humano do Hospital Regional Norte (HRN), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) em Sobral, é responsável por receber, processar e distribuir leite materno destinado a recém-nascidos internados na unidade, especialmente prematuros e bebês que necessitam de cuidados intensivos. O serviço depende das doações de mulheres que estão amamentando para manter o abastecimento e atender à demanda das unidades neonatais do hospital.
Para ampliar o número de doações e facilitar a participação das mães, o hospital disponibiliza o serviço de coleta domiciliar de leite humano. Por meio de agendamento via WhatsApp, as doadoras recebem kits com frascos esterilizados e orientações sobre a coleta adequada. Após a retirada, o leite é encaminhado ao Banco de Leite para processamento e distribuição aos recém-nascidos que necessitam. Antes de chegar aos bebês, todo o leite doado passa por um rigoroso processo de seleção, análise e pasteurização, garantindo a qualidade nutricional e a segurança do alimento.
De janeiro a junho deste ano, o Banco de Leite do HRN recebeu 321,9 litros de leite humano. Apesar do volume arrecadado, a unidade ainda enfrenta um déficit no estoque. A necessidade é de aproximadamente 60 litros por mês, enquanto a média atual de doações é de 53 litros mensais. Mães interessadas em contribuir podem entrar em contato pelo WhatsApp (88) 98883-4079.






