O governador Elmano de Freitas participou, nesta sexta-feira, 4, de sabatina promovida pelo Grupo de Comunicação O Povo, em Fortaleza. Na oportunidade, o candidato ao Abolição da coligação “Ceará forte, do lado certo” abordou diversas temáticas, avanços nos últimos anos, propostas e os últimos resultados das pesquisas para o pleito deste ano.
“O nosso projeto disputa com alguém que ajudou esse projeto, mas hoje mudou de lado e foi para o bolsonarismo. Leva um tempo para o eleitor entender que ele traiu o campo democrático, que ele hoje é o candidato dos bolsonaristas, que ele mudou de time. O diagnóstico do Ciro sobre o Ceará é absolutamente equivocado. Todos os indícios apontam que o Ceará está indo para a frente. Indo para frente com mais empregos, com a educação cearense evoluindo, com a saúde avançando, um Estado com contas equilibradas e com o maior investimento público, um Estado que tem o maior programa de combate à fome do País. Evidentemente, ainda temos muita coisa para fazer, mas o Ceará está andando para frente e queremos que isso aconteça de forma ainda mais célere”, destacou Elmano de Freitas.
Questionado sobre propostas para a Segurança Pública, Elmano comentou sobre ações como a Companhia de Pronta-Resposta e o Quadrante Seguro. “Tenho a percepção que estamos no caminho certo. Estamos reduzindo de 3.400 para abaixo de 2 mil mortes. E é por isso que digo que ainda há muito a ser feito. Penso eu que tomamos a decisão correta de fazer uma nova política de segurança. Para enfrentar o crime organizado é preciso ter mais força das polícias e eu reestruturei as nossas forças de segurança do Ceará. A Polícia Civil, pela primeira vez, tem 5 mil homens e mulheres e quero que chegue a 8 mil no próximo governo. O Ceará precisa ter mais presença de policia na rua, mais enfrentamento. A Companhia de Pronta-Resposta irá trabalhar nos casos de disputa de território e essa companhia vai entrar no território e vai estabelecer um Quadrante Seguro para termos um absoluto controle”, explicou.
“Aumentei 19 Companhias e 9 Batalhões da Polícia Militar. Tudo isso é um planejamento feito com a cúpula da Segurança Pública. Todo dia as nossas viaturas da PM recebem fotos, nomes e endereços de foragidos. Saímos de 1.200 diligências para mais de 20 mil. Na prática, o bandido que estava pensando qual seria seu próximo crime, agora ele pensa como faz para não ser preso”, complementou Elmano de Freitas.
Sobre o meio ambiente, Elmano de Freitas explicou como será a dinâmica da chegada dos Data Centers e como isso irá impactar o crescimento do Ceará. “O Data Center de 200 bilhões de reais vai contar com 400 trabalhadores. O sistema do Data Center vai usar três caixas d’água. Qualquer empresa instalada no Ceará que tenha 400 trabalhadores precisa mais ou menos disso de água. Vale a pena o Ceará licenciar ambientalmente um investimento bilionário, gerando emprego e renda, que vai usar 3 caixas d’água por dia ou não? Eu penso que sim”, disse.
“O mundo está disputando Data Center. Cerca de 70% dos dados do Brasil não estão no Brasil. Se houver uma crise fora do país, o sistema financeiro brasileiro vai parar. Por isso, o presidente Lula quer trazer Data Centers para o país. Ter Data Center no país é questão de soberania. E o Ceará tem o privilégio de ter 16 cabos de fibra óptica, mais de 170 mil jovens da escola pública sendo preparados, temos energia em abundância”, completou Elmano de Freitas.






