Home Publicação Garantia de direitos: É permitido o acesso e permanência de deficientes visuais...

Garantia de direitos: É permitido o acesso e permanência de deficientes visuais acompanhados de cão-guia em locais específicos

O Projeto de Lei 128/2006, do ex-vereador Iraguassú Teixeira, foi subscrito pelo vereador Iraguassú Filho (PDT) e propõe a conscientização das facilidades da utilização do cão-guia, que servirá de melhoria na locomoção dos deficientes visuais e a esperança de contribuir para o bem estar, principalmente pelos obstáculos existentes nas vias e logradouros de nossa cidade. É importante a conscientização do público em geral na aceitação desse projeto.

“Eu tenho visto cada vez mais a importância dos animais na recuperação da saúde de pessoas já enfermas e debilitadas. Já vi alguns cães acompanhando a recuperação de crianças, adolescentes, adultos e idosos, trazendo um êxito muito grande ao tratamento. A partir de agora teremos mais casos de sucesso com o cão-guia e esse projeto regulamentado e aprovado. Agradeço a todos os vereadores que votaram, por UNANIMIDADE, à Câmara Municipal, minha assessoria e todos que trabalharam na construção desse projeto”, comemora Iraguassú Filho.

De acordo com publicação recente da Folha de São Paulo, no Brasil há 7,3 milhões de pessoas com deficiência visual, de acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde de 2013, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Dessas, 1,2 milhão têm limitações severas e 95% estão sem acesso a serviços de reabilitação. A lei 11.126/2005 é federal e já indica que é permitida a entrada e permanência  do deficiente visual com um cão-guia em qualquer lugar de uso coletivo, como transporte público, lojas e praças.
Repórter Ceará

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here