Os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) estão alertando sobre alterações feitas nos locais de votação e reforçando a necessidade de que o eleitor confira a localização de sua seção antes de sair de casa, mesmo que sempre tenha votado no mesmo local.
No Ceará, por exemplo, cidades como Quixeramobim e Quixadá tiveram mudanças de endereços em seções de votação, informadas pelos Cartórios Eleitorais.
As mudanças ocorrem em todas as regiões, de norte a sul do Brasil, e estão sendo feitas devido a adequações do contingente de eleitores e, às vezes, por impedimentos estruturais, como reformas ou fechamento de estabelecimentos e prédios.
Para consultar o local de votação com antecedência, o eleitor tem várias opções. A verificação pode ser feita no portal do TSE, na aba Eleitor e Eleições, na parte superior da página. Em seguida, deve-se clicar na opção Local de votação/zonas eleitorais.
Para pesquisar, basta preencher três informações:
– o nome, número do título de eleitor ou CPF;
– data de nascimento;
– nome da mãe.
Feito isso, a página indicará o resultado com o número da zona eleitoral, da seção e o endereço do local de votação.
Outra opção é o aplicativo e-Título, que funciona como via digital do título de eleitor. Pela ferramenta, que está disponível em versões para Android e iOS, basta fazer o login com suas informações e, em seguida, ir em Onde votar. Uma nova tela se abrirá, com os dados sobre a seção, zona e o endereço.
Matérias relacionadas:
15 seções eleitorais de Quixadá mudam de endereço; confira os detalhes
Justiça Eleitoral informa mudanças em seções e locais de votação em Quixeramobim
Repórter Ceará