Home Publicação MPCE cobra informações do Governo do Estado sobre regressão de posição de...

MPCE cobra informações do Governo do Estado sobre regressão de posição de paciente em fila de espera por cirurgia

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da 137ª Promotoria de Justiça de Fortaleza, promoveu, na última terça-feira, 04, audiência com representantes da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) e do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) para cobrar posicionamento da pasta a respeito da data de cirurgia artroplastial de joelho de M.G.S.S.l. O filho da paciente, A.M.D.F., recorreu ao MP Estadual após ver que a mãe, que constava na lista de espera com o número 654, regrediu posições e está atualmente com o número 671. Conforme relatado, M.G.S.S sofre cada vez mais com a perda da mobilidade, o que tem afetado a sua saúde física e mental.

O filho da paciente tentou, inicialmente, judicializar a demanda, mas o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), unidade onde a mãe é atendida, se recusou a fornecer as informações solicitadas pela Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE) para concretizar o pedido na Justiça. A promotora de Justiça Ana Cláudia Uchoa, titular da 137ª PJ, questionou representantes do Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará (Cremec) e do HGF sobre o não fornecimento dos dados por parte dos médicos. Eles afirmaram que, segundo parecer do Conselho, médicos assistentes não são obrigados a preencher formulários com questionamentos de outras instituições.

Tendo em vista a gravidade do cenário descrito pelo filho da paciente, assim como o fato de ele não ter conseguido levar a demanda à Justiça, a promotora de Justiça Ana Cláudia Uchoa questionou à Sesa se há uma previsão para a realização da cirurgia.

A secretaria, representada pela assessoria jurídica, informou que irá solicitar uma previsão à Central de Regulação do Estado (Corac). Dessa forma, a promotora de Justiça Ana Cláudia Uchoa oficiou a Central para que, no prazo de cinco dias, apresente informações sobre o motivo de a paciente ter sido rebaixada em relação à fila de espera; defina uma estimativa de prazo para a ocorrência da cirurgia; e informe se M.G.S.S conseguirá ser beneficiada pelo mutirão de cirurgias anunciado pelo Governo do Estado ocupando a posição 671 da fila.

Além disso, o MP Estadual requisitou ao HGF, no prazo de 10 dias, o envio de cópias de todas as decisões judiciais de 2023, em relação às cirurgias de artroplastia total do joelho no HGF, a fim de analisar como ocorre o preenchimento de relatórios para judicialização das demandas.

Repórter Ceará

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here