Home Política 26ª Conferência Nacional da Unale é lançada na Assembleia

26ª Conferência Nacional da Unale é lançada na Assembleia

A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) lançou oficialmente, nesta quarta-feira, 4, no Plenário 13 de Maio, durante sessão especial, a 26ª Conferência Nacional da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), que será realizada nos dias 8, 9 e 10 de novembro no Centro de Eventos do Ceará. O lançamento oficial foi conduzido pelo presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PDT), e pelo secretário da Unale, deputado Sérgio Aguiar (PDT). O encontro vai reunir representantes de todos os estados do País para debates e trocas de experiências.

Evandro Leitão destacou as expectativas para o evento, que tem como tema “As prerrogativas do Parlamento estadual”. Ressaltou ainda que a conferência será uma grande oportunidade para divulgar o novo modelo de governança adotado pela Alece – cada vez mais pautado em agendas inclusivas, no desenvolvimento sustentável e nas ações sociais. 

“Uma chance ímpar de mostrarmos a deputados e deputadas das outras 26 unidades da federação tudo de positivo que estamos implementando nessa gestão mais humanizada e acessível da Assembleia Legislativa do Ceará”, assinalou. Evandro Leitão lembrou que esse novo modelo já foi inclusive apresentado em eventos internacionais, como no mês passado, durante a 6ª edição da Semana da Avaliação em Escolas de Governo (SAEG) em Genebra.

“Nessa perspectiva, sediar esse evento nos dá mais uma preciosa chance de apresentar nossa evolução na governança, mas, ao mesmo tempo, será um grande aprendizado com as experiências e os modelos de gestão dos demais parlamentos no Brasil”, reforçou. 

O evento conta com o apoio do Governo do Estado e espera reunir mais de 3 mil participantes, entre deputados, colaboradores e colaboradoras das assembleias estaduais. Evandro Leitão disse ainda que será uma oportunidade enriquecedora também para se aprofundar em debates relevantes nas áreas de política, economia, empreendedorismo, sustentabilidade, segurança, turismo, saúde, educação, entre outros.

O presidente da Unale, Diogo Moraes, expressou sua alegria e gratidão ao presidente Evandro Leitão pela acolhida no estado do Ceará e pelo trabalho desempenhado por todos os colaboradores da Alece, “que não mediram esforços para realizar essa conferência, que será a maior e mais relevante já realizada pela entidade”, pontuou. Agradeceu ainda o apoio do governador Elmano de Freitas. “Ele que tem toda nossa admiração, já foi deputado estadual, unaliano e saiu desta Assembleia direto para o Palácio do Abolição”, ressaltou. 

Para o presidente da Unale, a 26ª conferência é muito simbólica, pois aborda um tema importante, que são as prerrogativas dos parlamentos, com o objetivo de fortalecer as casas legislativas que representam o povo de cada estado, onde as demandas da sociedade são debatidas e aprovadas.

“O País está passando por muitas mudanças, e os parlamentos precisam acompanhar essas transformações. Por isso, vamos dialogar com juristas, convidados, ex-senadores e ministros, para reunir as mais diversas ideias, reforçar nossas prerrogativas, para que a carta que sairá daqui de Fortaleza dê base a um trabalho que será construído a partir daqui”, assinalou. 

Entre outros temas que serão debatidos durante a conferência, Diogo Moraes citou o painel “Mudanças Climáticas, Políticas Públicas, Sustentabilidade e Meio Ambiente”, que terá a presença confirmada das ministras Marina Silva (Meio Ambiente) e Luciana Santos (Ciência e Tecnologia).

“Estamos trabalhando na construção de um plano de legislação nacional, e é crucial a participação das assembleias legislativas nessa discussão, também com a presença do senador Cid Gomes (PDT-CE), que abordará a questão da energia limpa”, destacou. Enfatizou ainda a presença do ministro Camilo Santana, que debaterá a educação brasileira, seus desafios e soluções. 

O presidente da Unale citou ainda o Prêmio Assembleia Cidadã, que premiará as boas práticas e projetos significativos adotados pelas assembleias em categorias como atendimento ao cidadão e gestão. “A Unale não poderia deixar de participar desse momento feliz que o Ceará vive em sua economia e turismo. Estamos trabalhando para que seja um grande evento. Agradeço pelo apoio incondicional à Unale. Tenho certeza de que do Ceará surgirá um parlamento brasileiro muito mais forte”, ressaltou.

Além de parlamentares cearenses e do deputado Sérgio Aguiar, que é secretário da Unale e presidente da Comissão Organizadora da 26ª Conferência da Unale, participaram do lançamento o deputado estadual de Pernambuco e presidente da Unale, Diogo Moraes (PSB); o deputado estadual de Roraima e tesoureiro Geral da Unale, Gabriel Picanço (Republicanos), e o secretário executivo de Articulação Política, representando o Governo do Estado do Ceará, Antônio Carlos.

UNALE

Fundada em 1996, a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais reúne todos os parlamentares estaduais do Brasil e tem “a missão de assumir a defesa dos interesses estaduais coletivos, divulgar as ações legislativas, buscar parcerias para seu aperfeiçoamento e qualificação junto a órgãos e entidades representativas nacionais e internacionais, difundir a importância do Legislativo estadual no sistema democrático e promover o debate permanente de grandes temas de interesse do País”.

Repórter Ceará

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here