Home Publicação Cabo Sabino debaterá, em Fortaleza, alto índice de mortes de policiais em...

Cabo Sabino debaterá, em Fortaleza, alto índice de mortes de policiais em serviço

Acontecerá, no próximo dia 5, audiência pública a fim de debater os altos índices de assassinatos dos profissionais de Segurança Pública no Ceará. O evento é uma iniciativa do deputado federal Cabo Sabino (PR-CE) que, além de ser representante do Estado na Casa, é também Coordenador da Bancada do Ceará e presidente da Comissão Externa destinada a estudar o aumento do número de assassinatos destes profissionais em todo o Brasil.

O debate ocorrerá em Fortaleza, capital do Ceará, Estado este que já contabiliza, até o momento, 24 agentes assassinados. No Brasil, até este mês, 373 profissionais da Segurança Pública tiveram suas vidas ceifadas. O evento acontecerá na Assembleia Legislativa do Ceará e contará com a presença do secretário de Segurança Pública, André Costa, entre muitas outras autoridades das forças de segurança. O intuito é apresentar os crescentes números de casos do Ceará, bem como do País, e discutir alternativas eficazes de combate aos crimes.

Conforme a assessoria de Sabino, números divulgados na grande imprensa este ano (2016), foi o pior entre os três pesquisados (de 2015 a 2017). Em 2015, foram 34 servidores da Segurança assassinados no Ceará, sendo 26 PMs, três agentes penitenciários, dois policiais civis, dois policiais rodoviários federais e um delegado da Polícia Civil. Em 2016, foram 15 vítimas, sendo 10 PMs e cinco policiais civis. Até maio deste ano, o número de mortes de agentes de segurança já havia crescido 25% no estado e 64% dos policiais assassinados no Ceará foram mortos em dias de quinta a sábado.

“Solicitamos dados atualizados a todos as secretarias de segurança pública do Brasil. Queremos saber, com precisão, o número atualizado de policiais assassinados, feridos, daqueles que foram feridos e hoje vivem com sequelas permanentes, além daqueles que sofreram algum tipo de atentado em serviço ou mesmo em dia de folga. Vamos fazer um raio-x para tentar descobrir as principais causas do elevado número de mortes, bem como as reais circunstâncias que estes profissionais enfrentam e que os faz vítima a todo instante em diversas cidades do país”, enfatiza o deputado federal Cabo Sabino, autor do requerimento na Câmara Federal tanto para a criação da Comissão, bem como a visita aos estados para debater a problemática.

Repórter Ceará

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here