As convenções partidárias que irão definir os candidatos para as eleições municipais de 2024 têm início neste sábado, 20. Em clima de campanha, tanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quanto o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) estarão reforçando o apoio a candidatos locais em suas respectivas bases eleitorais durante o fim de semana. A informação é da Daniela Santos e Isabella Cavalcante, do Metrópoles.
No sábado, o presidente Lula participará de duas convenções em São Paulo. Pela manhã, ele estará no ABC paulista para apoiar a pré-candidatura do deputado estadual Luiz Fernando Teixeira (PT) à prefeitura de São Bernardo do Campo, local de grande importância política para Lula. A cidade, atualmente governada por Orlando Morando (PSDB), que apoia sua sobrinha Flávia Morando (União Brasil), já foi administrada pelo atual ministro do Trabalho, Luiz Marinho. Para fortalecer sua candidatura, Teixeira formou chapa com o ex-prefeito Willian Dib (PSB) como vice.
Depois, Lula se dirigirá à capital paulista para oficializar a candidatura de Guilherme Boulos (PSOL) à prefeitura, com Marta Suplicy (PT) como vice. Essa aliança, intermediada pelo presidente, demonstra a estratégia do PT de apoiar candidatos fortes de outros partidos em regiões onde o partido tem menos chances de sucesso.
Enquanto isso, Jair Bolsonaro estará no Rio de Janeiro, estado onde construiu sua carreira política como deputado federal por sete mandatos. A agenda de Bolsonaro, que começou na quinta-feira, 18, inclui visitas à capital e às cidades de Itaguaí, Mangaratiba, Angra dos Reis e Duque de Caxias. Neste sábado, ele estará em Niterói. As atividades do ex-presidente contaram com a participação de importantes figuras políticas, como o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL) e o candidato Alexandre Ramagem (PL), que disputará a prefeitura do Rio.