O secretário da Infraestrutura do Ceará, Hélio Winston Leitão, anunciou as obras de internalização da rede elétrica e de telecomunicação da Avenida Desembargador Moreira, em Fortaleza, mais especificamente no trecho que liga a Praça Portugal à Avenida Beira Mar. Os trabalhos têm previsão de início no próximo mês de setembro. O anúncio foi feito na última segunda-feira, 26.
Orçada em R$ 715.797,37, a obra englobará 775 metros de redes elétricas de média e baixa tensão, além da retirada de todos os postes do lado leste da via. Os serviços serão executados com recursos do Programa de Investimentos Especiais em Energia Elétrica (PIE), da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra).
“Neste trecho, que liga a Praça Portugal à Avenida Beira Mar, há uma rede elétrica e de telecomunicação que pode ocasionar acidentes para os pedestres e que também é responsável por uma poluição visual da cidade. Portanto, a partir de agora, o Governo do Estado do Ceará, através da Seinfra, inicia uma obra para internalizar toda essa fiação”, destaca o secretário da Infraestrutura.
Ainda de acordo com Hélio Winston Leitão, a Seinfra tem como objetivo promover a internalização da rede elétrica e de telecomunicações em vários pontos de Fortaleza e, também, no interior do Ceará, levando mais segurança para o pedestre e reduzindo a poluição visual das paisagens cearenses.
Programa de Investimentos Especiais em Energia Elétrica
O Programa de Investimentos Especiais em Energia Elétrica (PIE), administrado pela Seinfra, tem por finalidade o apoio ao reforço, ampliação, extensão e remanejamento de rede de todo o Ceará. A ação atendente demandas das áreas de educação, saúde, urbanização, indústria, turismo, infraestrutura rodoviária, abastecimento de água, agropecuária, dentre outros setores.
Atualmente, existem dezenas de obras contempladas pelo PIE, autorizadas e em execução, totalizando mais de R$ 200 milhões em investimentos no Estado. Os recursos são oriundos do convênio Nº048/98-DEJUR, que obriga a distribuidora de energia no Estado a aplicar, em investimentos especiais de interesse do Ceará, percentual de 1% de seu faturamento líquido de venda de energia elétrica do ano anterior, estabelecido a partir de 2007.