Home Tempo Com quase 90 milímetros, Cariri concentra maiores chuvas do Ceará nas últimas...

Com quase 90 milímetros, Cariri concentra maiores chuvas do Ceará nas últimas horas; confira previsão

75 cidades registraram chuvas nas últimas 24 horas no Ceará. O Estado segue com previsão de precipitação para os próximos dias, de acordo com a Funceme

Foto: Marciel Bezerra

O Ceará registrou chuvas em 75 municípios cearenses entre as 7h dessa segunda-feira, 2, e as 7h desta terça-feira, 3, de acordo com o boletim pluviométrico da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Conforme os registros, os maiores acumulados das últimas 24 horas estão concentrados no Cariri cearense, com chuvas de quase 90 milímetros, como é o caso do Distrito de Cariutaba, no município de Farias Brito, que registrou 88,6 mm.

A chuva em Farias Brito é seguida pela de Vila Feitosa, em Caririaçu, com 88 mm. Cariús aparece em terceiro, junto com Crato, com 65 mm cada um.

Confira as 10 maiores precipitações registradas no Ceará nas últimas 24 horas:

  • Farias Brito (Posto: Cariutaba): 88.6 mm
  • Caririaçu (Posto: Vila Feitosa): 88 mm
  • Cariús (Posto: Cariús): 65 mm
  • Crato (Posto: Lameiro): 65 mm
  • Crato (Posto: Crato): 62 mm
  • Jucás (Posto: Jucás): 61 mm
  • Várzea Alegre (Posto: Riacho Verde): 52 mm
  • Iguatu (Posto: Barro Alto): 52 mm
  • Granjeiro (Posto: Novo Granjeiro): 48.8 mm
  • Potengi (Posto: Potengi): 48 mm

Previsão

O Ceará segue com previsão de chuva para os próximos. As precipitações previstas continuam associadas a atuação do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), cujo núcleo está localizado na costa leste do Nordeste, e sua borda oeste sobre o Estado do Ceará, favorecendo o desenvolvimento de nuvens do tipo cumulonimbus e chuvas em todas as macrorregiões do estado. O sistema de brisa também deve contribuir para formação de áreas de instabilidades.

As chuvas mais fortes estão previstas para as macrorregiões do Cariri, Jaguaribana, Sertão Central e Inhamuns, Maciço de Baturité e Ibiapaba, principalmente entre os períodos das tardes, noites e  madrugadas. Na faixa litorânea há indicativo de aumento da chuva a partir da noite de hoje, e próxima madrugada e início da manhã, 4.

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), está prevista para posicionar-se mais próxima do Brasil no decorrer dos próximos dias, ficando localizada em torno da linha do Equador entre terça e quarta-feira.

A temperatura mínima deverá ficar em torno de 18°C no Maciço de Baturité, Ibiapaba, Sertão Central e Inhamuns e Cariri. A temperatura máxima deverá ficar em torno de 37°C no Cariri, Litoral Norte, Sertão Central e Inhamuns e Jaguaribana, principalmente na tarde de terça-feira. Para quarta e quinta-feira, esperam-se máximas em torno de 36°C devido a previsão de chuvas.

Em relação à umidade relativa do ar, espera-se aumento dos valores mínimos, que devem se manter acima de 30% no período.

Quanto aos ventos, a direção predominante será de Leste, podendo variar entre Sudeste e Nordeste, com velocidade máxima que pode ser de 60 km/h no centro-sul do CE, onde espera-se chuva mais forte.

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here