O Brasil ainda não conseguiu retomar os patamares de aprendizagem de 2019, mesmo com os avanços nos últimos anos. A informação consta no estudo Aprendizagem na Educação Básica: Situação Brasileira no Pós-Pandemia, divulgado nessa segunda-feira, 28, pelo Todos Pela Educação. A informação é da Agência Brasil.
De acordo com o estudo, os índices de aprendizagem das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, em 2019 e 2023 foram os seguintes:
- 5º ano do ensino fundamental:
Língua Portuguesa – 2019: 56,5% | 2023: 55,1%
Matemática – 2019: 46,7% | 2023: 43,5% - 9º ano do ensino fundamental:
Língua Portuguesa – 2019: 35,9% | 2023: 35,9%
Matemática – 2019: 18,4% | 2023: 16,5% - Ensino médio:
Língua Portuguesa – 2019: 33,5% | 2023: 32,4%
Matemática – 2019: 6,9% | 2023: 5,2%
O estudo mostra que as desigualdades educacionais persistiram e se aprofundaram, entre grupos raciais e socioeconômicos e entre as unidades da federação.
Em 2013, a diferença no percentual de estudantes do 5º ano do ensino fundamental com aprendizagem adequada entre brancos/amarelos e pretos/pardos/indígenas foi de 7,9 pontos percentuais em língua portuguesa e 8,6 pontos percentuais em matemática. Em 2023, após a pandemia, essas diferenças cresceram para 8,2 pontos percentuais e 9,5 pontos percentuais, respectivamente.
No final da educação básica, no ensino médio, as desigualdades também persistem. A diferença entre brancos/amarelos e pretos/pardos/indígenas em língua portuguesa passou de 11,1 pontos percentuais, em 2013, para 14 pontos percentuais em 2023. Em matemática, no mesmo período, passou de 4,4 pontos percentuais para 3,9.