Na última sexta-feira, 17, uma publicação realizada pelo Movida (Movimento em favor da vida) passou a circular nas redes sociais. Em pouco tempo foi visto, compartilhado e comentado por mais de sessenta e oito mil pessoas em todo o país. O vídeo mostra um banner, com o anúncio: “Parque impede criança com deficiência de brincar”. Contudo, o conteúdo não trata somente disso, mas também do aborto, quando, seguida à frase acima, aparece: “imagina impedir de nascer”.
No Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março, a discussão chega em momento oportuno, tendo em vista que o objetivo da data é conscientizar a sociedade sobre a importância da luta pelos direitos igualitários.
Seguindo uma tendência mundial em se buscar testemunhais, a campanha registra a reação das pessoas com um anúncio que proíbe crianças com deficiências de brincar em um parque. “É gente de verdade, tratando de problemas reais. É um modo diferente de fazer publicidade, em que não há muito o que se teorizar. A realidade fala mais alto que qualquer argumento”, avalia o publicitário e criador da peça, Marcel Pinheiro.
O Supremo Tribunal Federal (STF) deve colocar em julgamento ainda nesse semestre uma ação em favor da liberação do aborto em mulheres grávidas que tiveram a zika. Contrário à ação, o Movida destaca que a questão levantada é preconceituosa e excludente, pois abre precedente para a seleção de gestação, principalmente, em casos como Microcefalia ou outros com algum tipo de comprometimento.
A campanha que ganha cada vez mais espaço entre os internautas procura sensibilizar e esclarecer as pessoas sobre o tema. Marcel Pinheiro, fala da surpresa em relação ao retorno rápido e positivo. “Queríamos que a campanha suscitasse a reflexão. Se uma só pessoa fosse levada a pensar sobre o tema, já teríamos atingido o nosso objetivo. E o que mais me surpreendeu não foi tanto a enorme quantidade de visualizações, mas sim a repercussão majoritariamente positiva. Praticamente não houve comentários negativos. O vídeo mostrou-se bem convincente”, comemora Pinheiro.
Confira abaixo o vídeo da campanha:
Repórter Ceará