O deputado federal Danilo Forte (União Brasil) participou, na última sexta-feira, 11, de um fórum popular na Câmara dos Vereadores de Quixadá, no Sertão Central, para discutir o combate às fraudes do INSS e defesa dos segurados. Para ele, há uma “fraude institucionalizada” para tirar dinheiro de aposentados, pensionistas e beneficiários do BPC.
“Hoje é difícil uma família, uma casa, que não tenha um aposentado”, disse o deputado no início de sua fala na sessão que foi convocada pelo advogado Sérgio Onofre.
Danilo é relator do PL 1546/2024, que dispõe sobre exigência de escritura pública, instrumento particular com firma reconhecida ou assinatura eletrônica qualificada, para autorização de desconto de mensalidades de associações e demais entidades de aposentados legalmente reconhecidas em benefícios administrados pelo Instituto Nacional do Seguro Social.
“Que as pessoas possam se preocupar e se indignar diante de uma sociedade tão corrompida como a nossa. Esse é um debate que requer uma mobilização”, ressaltou o deputado ao comentar o escândalo de descontos de aposentados e pensionistas do INSS.
“As vítimas são idosos, pensionistas e beneficiários do BPC, que, com muita dificuldade, precisam de proteção do Estado brasileiro, do governo, que se demonstra cada vez mais incompetente para fazê-la […] Há uma fraude institucionalizada no Brasil para tirar dinheiro de aposentados, pensionistas e beneficiários”, disse.
O evento reuniu lideranças políticas, representantes de entidades sociais, especialistas e a população em geral para debater medidas eficazes no combate às fraudes previdenciárias.