Home Publicação Secretaria de Cultura do Ceará promove o XI Encontro Mestres do Mundo...

Secretaria de Cultura do Ceará promove o XI Encontro Mestres do Mundo em Limoeiro do Norte

De 29 de novembro a 02 de dezembro, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) promove o XI Encontro Mestres do Mundo em Limoeiro do Norte (CE). O evento reunirá os Tesouros Vivos da cultura cearense em uma rica e vasta programação, contemplando apresentações artísticas, oficinas, rodas de saberes e seminário, que visam proporcionar a convivência e o repasse de saberes entre os Mestres e Mestras, além da divulgação e fruição da cultura popular do Estado. Esse ano, o encontro será realizado em parceria com o Instituto Assum Preto de Arte, Cultura, Cidadania e Meio Ambiente, instituição selecionada por meio de edital lançado pela Secult.

Mais sobre o Encontro Mestres do Mundo
O Encontro Mestres do Mundo é um evento estruturante da Secult, realizado desde 2005 como uma importante iniciativa de interiorização da cultura. Em dez edições, o Encontro e suas ações já foram acolhidos pelas cidades de Limoeiro do Norte, Jaguaruana, São João do Jaguaribe, Russas, Barbalha, Juazeiro do Norte e Crato, reunindo a cada edição os Mestres da Cultura, titulados como Tesouros Vivos da Cultura do Ceará, em diálogo com brincantes, estudantes, professores, pesquisadores e mestres de outros estados e países, com uma programação riquíssima voltada ao encontro e troca de saberes.

No total, mais de 50 Mestres da Cultura do Ceará e seus grupos participarão das atividades, incluindo ainda convidados do Nordeste, Brasil, Uruguai e Cabo Verde. Essa edição ocupará novos locais, instalados na Praça Maestro Odílio Silva (conhecida como Praça da Rodoviária), propondo a criação do “Território de Delicadezas” formado pela Arena dos Mestres, para as apresentações artísticas à noite; a Feira e Mostra Gastronômica de Artesania Familiar, e o Espaço de Saberes Múltiplos, que funcionará na Escola Normal, e na Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM/UECE) onde serão realizadas rodas de saberes e de conversas, oficinas e seminário.

O Encontro está consolidado no calendário da cultura no Ceará como uma ação de democratização do acesso aos bens e serviços culturais que vem atender à necessidade de criar espaços para a transmissão de saberes prevista na Lei Estadual nº 13.842, que instituiu o programa Tesouros Vivos do Ceará. Desde 2003, foram diplomados 79 Mestres da Cultura, 09 grupos e 01 coletividade, reconhecidos como detentores dos saberes da cultura popular tradicional, patrimônio imaterial do Estado do Ceará.

“Pioneiro na formulação de políticas públicas de preservação do patrimônio imaterial, o Ceará promove esse momento de união e troca entre nossos Mestres e Mestras da Cultura, da interação desses Tesouros Vivos com o cearense e, acima de tudo, possibilita que a cultura popular tradicional cumpra sua maior expressão: carregar de afetos e significações o solo que ocupa”, define o Secretário de Cultura do Governo do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos.


Repórter Ceará com Sertão Para Ser do Ceará

 

 

 

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here