Após as divulgações em redes sociais sobre a lotação exagerada do ônibus que realiza o transporte de universitários do Centro de Quixadá para o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e Universidade Federal do Ceará (UFC), localizados na região do açude Cedro, a Prefeitura do município divulgou que irá incorporar mais um veículo a rota.
“A Prefeitura de Quixadá informa aos/as estudantes do complexo do Cedro que estará incorporando, a partir de hoje, 10, mais um ônibus para essa rota”, diz o comunicado da administração.
O caso
A Prefeitura de Quixadá, mediante acordo com as duas instituições de ensino, havia declarado que disponibilizaria ônibus para o transporte gratuito de universitários até que fosse implantada uma linha de coletivos na cidade. Contudo, somente um veículo está fazendo o percurso, transportando quase 3.000 alunos, sendo 1.700 do IFCE e 1.200 da UFC.
Com isso, é comum serem registrados atrasos para aulas, lotação exagerada e desconforto, podendo prejudicar o desempenho acadêmico, saúde e segurança dos estudantes.
Matéria relacionada:
Quixadá: O município conhecido como Polo Universitário que não respeita os direitos dos estudantes
Repórter Ceará