Nesta quinta-feira, 14, o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), anunciou que as primeiras doses da vacinação contra o novo coronavírus chegam à capital na próxima segunda-feira, 18. Com a chegada, a imunização deve começar na quarta-feira, 20, a depender da liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Conforme relatou o prefeito, a distribuição das primeiras doses da vacina ocorrerá de forma “igualitária e proporcional”.
“Participei hoje de reunião remota com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e a Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Pazuello informou que as primeiras doses da vacina contra a Covid-19 serão distribuídas em todo o país a partir de segunda-feira, 18, e, assim, podemos iniciar a vacinação na quarta-feira, 20, da semana que vem. Esse cronograma depende da liberação das vacinas Coronovac e Astrazeneca pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”, escreveu José Sarto nas redes sociais.
Antes de assumir o mandato, José Sarto negou, em entrevista que a imunização contra o coronavírus seja obrigatória na cidade. “Ninguém vai obrigar ninguém compulsoriamente a se vacinar. Entretanto, precisamos disponibilizar para toda a população”, disse.
O prefeito de Fortaleza disse em vídeo divulgado nas redes sociais, nesta quinta-feira, 14, que solicitou ao Governo Federal a inclusão dos profissionais da educação entre os grupos prioritários para a vacinação: “Na reunião, solicitei ao representante do Governo Federal que considere, tanto quanto possível, a inclusão dos profissionais da educação entre os grupos a serem imunizados prioritariamente”.
Confira o vídeo:
Repórter Ceará