Nesta sexta-feira, 22, o Ceará recebeu sua maior remessa de vacinas contra Covid-19: 394.290 doses de Pfizer/BionTech desembarcaram no Aeroporto Internacional de Fortaleza, pouco antes das 13 horas. Esse lote de imunobiológicos é vinculado ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, e será destinado a dar continuidade à vacinação no estado.
“Seguimos firmes na luta para vacinar todos os cearenses o mais rápido possível”, reiterou o governador Camilo Santana, em publicação nas redes sociais que informa a remessa de vacinas.
Depois de desembarcar na Capital, os imunobiológicos seguem para a Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadim), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), de onde são distribuídos de forma proporcional aos municípios cearenses, através de rotas aéreas e terrestres.
O agendamento da vacinação é de responsabilidade dos municípios, por isso é importante ficar atento à sistemática organizada e divulgada por cada gestão local. Sem contar o novo lote, 13,30 milhões de doses foram entregues às prefeituras, considerando todas as fases de vacinação.
Mais de 11,12 milhões de doses foram aplicadas no Ceará. O esquema vacinal básico já foi completado para 4,55 milhões de cearenses.
Cadastro para Vacinação
O cadastramento para a vacinação da população em geral contra a Covid-19 no Saúde Digital, plataforma da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), mudou. O número do Cartão Nacional de Saúde (CNS), documento de identificação do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), passa a ser exigido durante a inscrição. A numeração do Cadastro de Pessoa Física (CPF), antes obrigatória, torna-se opcional.
Após registro no sistema do Saúde Digital, o usuário deve confirmar o cadastro através de link enviado para o email informado. Outra forma de confirmar cadastro é por telefone: 0800.275.1475. Também é possível utilizar atendente virtual em digital.saude.ce.gov.br.
Repórter Ceará