Na noite de ontem, 1°, no Complexo de Delegacias Especializadas (Code), no bairro de Fátima em Fortaleza, foi registrado um princípio de rebelião, onde presos estavam reivindicando o atendimento de um dos internos. Houve gritaria e as celas da delegacia foram quebradas. Cerca de 141 homens estão presos no local.
Equipes do Batalhão de Choque da Polícia Militar foram até o local para contornar a situação. Após a entrada dos agentes de segurança, os gritos e batidas se intensificaram: “Ele tá morrendo, tá morrendo (sic)”.
O presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Ceará (Sinpol), Lucas Oliveira, afirma: “A rebelião não é por falta de aviso. Aqui é um presídio dentro de Fortaleza. Por muito pouco, esses 140 presos não fugiram. Tem um preso com uma doença infecto-contagiosa. Foi pedido uma transferência e não foi atendido. O Choque veio aqui, mas não tinha um delegado para acompanhar a entrada do Choque. Nenhum policial civil tinha um armamento”.
De acordo com nota da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, não foi registrada nenhuma fuga. Reparos nas celas e transferências dos presos estão sendo providenciadas.
Repórter Ceará – Com informações do O Povo




