Home Publicação Após dez dias, XII Bienal Internacional do Livro do Ceará terminou neste...

Após dez dias, XII Bienal Internacional do Livro do Ceará terminou neste domingo, 23

Neste domingo, 23, se encerrou a XII Bienal Internacional do Livro do Ceará, que movimentou a programação cultural de Fortaleza e do Estado durante dez dias, e teve como tema “Cada pessoa, um livro; o mundo, a biblioteca”. O evento recebeu 450 mil pessoas, gerando 3.100 empregos diretos e indiretos, e fazendo R$ 5 milhões circularem pelo Centro de Eventos do Ceará.

A feira promoveu 125 horas de atividades, que foram distribuídas por mais de 20 salas, em três andares, sendo, o grande diferencial da Bienal deste ano, a participação de mestres e mestras da cultura do Estado do Ceará, presentes em todos os dias da programação.

Segundo a organização, as ações “Bienal Fora da Bienal” estenderam a programação a outros dez ambientes externos em Fortaleza e outros quatro municípios cearenses, como Aquiraz, Caucaia, Redenção e Itaitinga.

Apesar dos ataques registrados em Fortaleza, em 19 e 20 de abril, uma média de 45 mil pessoas, por dia, passaram pelo festival, como celebra o títular da Secult, secretário Fabiano dos Santos, “isso impactou, mas contra um tempo de violência, a Bienal ofereceu os tempos da leitura, da arte e da cultura”.

De acordo com a coordenadora geral do evento, Mileide Flores, o sucesso dessa edição se deve também à parceria estabelecida com outras secretarias. “A contribuição das pastas municipal e estadual de Educação foi fundamental para a adesão das escolas e a democratização da feira. Além disso, a programação da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado foi um dos grandes atrativos desta Bienal, estendendo a percepção de leitura e literatura para o universo científico”, ressalta.

Repórter Ceará

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here