Acontecerá, no próximo dia 5, audiência pública a fim de debater os altos índices de assassinatos dos profissionais de Segurança Pública no Ceará. O evento é uma iniciativa do deputado federal Cabo Sabino (PR-CE) que, além de ser representante do Estado na Casa, é também Coordenador da Bancada do Ceará e presidente da Comissão Externa destinada a estudar o aumento do número de assassinatos destes profissionais em todo o Brasil.
O debate ocorrerá em Fortaleza, capital do Ceará, Estado este que já contabiliza, até o momento, 24 agentes assassinados. No Brasil, até este mês, 373 profissionais da Segurança Pública tiveram suas vidas ceifadas. O evento acontecerá na Assembleia Legislativa do Ceará e contará com a presença do secretário de Segurança Pública, André Costa, entre muitas outras autoridades das forças de segurança. O intuito é apresentar os crescentes números de casos do Ceará, bem como do País, e discutir alternativas eficazes de combate aos crimes.
Conforme a assessoria de Sabino, números divulgados na grande imprensa este ano (2016), foi o pior entre os três pesquisados (de 2015 a 2017). Em 2015, foram 34 servidores da Segurança assassinados no Ceará, sendo 26 PMs, três agentes penitenciários, dois policiais civis, dois policiais rodoviários federais e um delegado da Polícia Civil. Em 2016, foram 15 vítimas, sendo 10 PMs e cinco policiais civis. Até maio deste ano, o número de mortes de agentes de segurança já havia crescido 25% no estado e 64% dos policiais assassinados no Ceará foram mortos em dias de quinta a sábado.
“Solicitamos dados atualizados a todos as secretarias de segurança pública do Brasil. Queremos saber, com precisão, o número atualizado de policiais assassinados, feridos, daqueles que foram feridos e hoje vivem com sequelas permanentes, além daqueles que sofreram algum tipo de atentado em serviço ou mesmo em dia de folga. Vamos fazer um raio-x para tentar descobrir as principais causas do elevado número de mortes, bem como as reais circunstâncias que estes profissionais enfrentam e que os faz vítima a todo instante em diversas cidades do país”, enfatiza o deputado federal Cabo Sabino, autor do requerimento na Câmara Federal tanto para a criação da Comissão, bem como a visita aos estados para debater a problemática.
Repórter Ceará




