O horário de funcionamento da Linha Sul do Metrô de Fortaleza (Metrofor) será ampliado. A partir desta quinta-feira, 21, o equipamento vai passar a operar das 5h30min às 23 horas – e não mais das 5h30min às 21 horas, como funciona atualmente. O anúncio foi feito pelo governador Camilo Santana nesta terça-feira, 19, durante bate-papo ao vivo em sua página no Facebook. Esta é a terceira mudança no horário de funcionamento do metrô da Capital, que já chegou a operar comercialmente das 7h às 19 horas, em 2015, após operação assistida.
A Linha Sul do Metrofor liga o bairro Moura Brasil, em Fortaleza, ao bairro Bom Futuro/ Vila das Flores, no município de Pacatuba, passando pelo centro de Maracanaú. Mensalmente, o modal registra a movimentação de cerca de 600 mil passageiros. “A extensão do horário vai facilitar a vida da população de Fortaleza e Região Metropolitana e possibilitará a utilização do transporte por novos usuários”, afirmou o governador Camilo Santana. A extensão do horário é permanente.
Redução na fila de cirurgias
Respondendo ao questionamento de Pereira Neto, cearense que espera por uma cirurgia no quadril, o chefe do Executivo afirmou, na trasmissão, que o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), pretende zerar a fila de pacientes que esperam por alguma intervenção cirúrgica. Na última quinta-feira, 14, a Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE) aprovou Projeto de Lei que institui a política de incentivo à participação da iniciativa privada – ou filantrópica – no Sistema Único de Saúde (SUS).
As especialidades em que houver maior demanda serão priorizadas. “São quase 18 mil pessoas esperando por atendimento. A Sesa calculou valor da ordem de 100 milhões (para serem investidos). Estamos com o dinheiro separado para que a gente possa zerar a fila”, garantiu Camilo Santana.
Repórter Ceará




