Home Homenagem O Rádio: Sempre em primeiro lugar

O Rádio: Sempre em primeiro lugar

Nesta quarta-feira, 13, é celebrado o Dia Mundial do Rádio. A data foi criada pela Assembleia Geral das Nações Unidas no ano de 2011, a fim de homenagear este importante veículo de comunicação.

O principal objetivo do dia é conscientizar sobre a importância do acesso à informação, da liberdade de gênero e expressão dentro deste setor da comunicação.

Com o advento da internet e da televisão, a expectativa era que o rádio perdesse espaço e ficasse obsoleto. Contudo, o que se observa é que o veículo se adaptou às tecnologias atuais, aumentando a difusão de seus conteúdos, sendo uma ferramenta de apoio ao debate, na promoção cultural ou em casos de emergência social, sendo considerado um meio de comunicação fundamental.

De acordo com uma pesquisa feita pela Consultoria Delloite, a previsão é que no mundo, as rádios atinjam mais de 3 bilhões de ouvintes em 2019, e faturem juntas cerca de R$ 150 bilhões. A aposta da pesquisa consultoria é de que em 2050 o rádio tenha audiência maior que a da televisão.

Vale ressaltar que, o dia 13 de fevereiro ainda relembra a primeira emissão de um programa da Rádio das Nações Unidas (United Nations Radio), em 1946. A transmissão foi em simultâneo para um grupo de seis países.

Esta é uma singela homenagem do Repórter Ceará para todos os grupos radiofônicos do Estado, do País e do mundo. A vocês, a nossa eterna gratidão por serem as vozes de muitos em um momento onde a informação e a prestação de serviços se tornaram tão importantes para o desenvolvimento de uma sociedade democrática.

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here