Pacientes, portadores de HIV que procuraram atendimento no município de Horizonte, Região Metropolitana de Fortaleza, afirmam que estão sem acompanhamento médico, após o atendimento ter sido suspenso na Policlínica da cidade. O serviço funcionava na unidade que atende outras 14 especialidades além do ambulatório de HIV. A informação é do Blog do Eliomar de Lima.
Pelo relato, cerca de 106 pessoas estão sem o atendimento, denuncia a Rede Nacional de Pessoas com HIV, no Estado (RNP-CE).
Segundo a Secretaria de Saúde do Estado (Cesa), o pedido de transferência do médico Infectologista para Fortaleza, ocasionou o problema. O profissional foi cedido ao Hospital São José.
A Secretaria de Saúde de Horizonte informou que abrirá um edital para contratação de um novo profissional infectologista para atender os pacientes que estão com o acompanhamento suspenso. Esse processo deve durar de 45 a 60 dias, caso haja interesse de outro profissional que dependa também de cooperativa.
“Esperamos que o Governo do Estado veja o que causou à pessoas com HIV de Horizonte”, afirma Vando Oliveira, coordenador Rede Nacional de Pessoas com HIV, no Ceará.
Repórter Ceará