Uma cadela em trabalho de parto foi abandonada em um abrigo para animais no Eusébio, Região Metropolitana de Fortaleza (RFM), com um bilhete pedindo ajuda para cuidar do animal. Batizada de Piabinha, a cadela deu à luz 10 filhotes, com auxílio do Lar Tintin, que enfrenta dívidas de mais de R$ 25 mil. Piabinha está, agora, com os 300 animais que a organização cuida.
Após ser recebida no abrigo, há aproximadamente quatro dias, a cadela foi encaminhada para uma clínica veterinária onde fez exames e recebeu acompanhamento. “Gastei muito porque precisou ser feita uma cesária, senão ela não conseguiria parir”, conta Viviane Lima, fundadora do Lar Tintin.
Nas redes sociais, a instituição realiza uma campanha para arrecadar fundos a fim de custear os gastos com energia elétrica, cuidados médicos e alimentação com os animais, além do aluguel de R$ 2.500 mensais.
Animas de grande porte
Além de cachorros e gatos, o Lar Tintin também cuida de um cavalo e uma ovelha que estavam sofrendo com fome e abandono nas proximidades do abrigo. São recebidos animais idosos e com deficiência, mas a barreira financeira ameaça a continuidade do trabalho social que é realizado sem ajuda de voluntários. “Não tenho auxílio financeiro nenhum. As ajudas vêm de rede social, rifa e bazar que a gente faz a cada seis meses”, ressalta Viviane.
Sobre a situação do abrigo, Viviane conta que as dificuldades foram intensificadas após um ataque, em setembro do ano passado, onde criminosos destruíram parte da estrutura e atearam fogo no local.“Tenho muito medo (de fechar o abrigo por causa das dívidas). Eu amo muito o que faço”, conclui a organizadora do projeto.
Repórter Ceará – G1-CE (Foto: Divulgação)
