O município de Sobral, na Região Norte do Estado do Ceará, está localizado entre duas grandes capitais, Fortaleza, a cerca de 230 km, 5ª maior capital do País, e Teresina, capital do Piauí, localizada a 360 km. Com uma população de 208.935 habitantes, conforme estimativa do IBGE de 2019, é o quinto município mais povoado do Estado e o segundo maior do interior. Sobral é o segundo município mais desenvolvido do Ceará, atrás apenas de Fortaleza, de acordo com o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).
Sobral é a quarta maior economia cearense perdendo para Fortaleza, Maracanaú e Caucaia. É a maior economia do interior do Ceará e a 9ª maior economia do interior nordestino. É também o maior centro universitário e o maior centro de saúde do interior do Ceará. Segundo a Lista de Municípios do Brasil por IDEB, o município possui a melhor educação básica do Brasil.
A cidade ficou conhecida internacionalmente por ter sido o local de comprovação da teoria da relatividade geral de Albert Einstein, após um grupo de cientistas ter acompanhado um eclipse solar total, em 1919.
Sobral é uma palavra, de origem latina, que significa abundância de sobreiros (uma espécie de árvore de cujo tronco se extrai a cortiça).
A cidade recebe também o sinal da primeira televisão 24 horas do Sertão Central Cearense, a SerTão TV, que opera no canal 180 da Brisanet HDTV.
Os moradores podem solicitar o box da Brisanet no escritório da empresa do município, se dirigindo ao local que fica na Rua Conselheiro José Júlio, 877 – Centro, ou ligando para o telefone 0800 281 3017. A empresa, além de oferecer serviços de internet, telefonia fixa e móvel, disponibiliza TV por assinatura com planos a partir de R$ 19,90 por mês.
Conheça a SerTão TV através das mídias digitais:
Facebook: https://www.facebook.com/sertaotvceara/
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCqiYk-MhyViz61i6nc09eFA
Instagram: https://www.instagram.com/sertaotvceara/
Plataforma: http://sertaotvceara.com.br/#/
Você também pode colaborar com a SerTão TV encaminhando registros e solicitações para o WhatsApp: (88) 98883-7213.
Repórter Ceará