O município de Quixeramobim, no Sertão Central, registrou nessa sexta-feira, 15, os primeiros tremores de terra no ano de 2021, que voltou a assustar os moradores. Segundo o Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis), foram sete eventos registrados pela rede sismográfica da comunidade de São Joaquim, no Distrito de Passagem, zona rural da cidade ontem.
O primeiro ocorreu por volta das 17h45, e teve sua magnitude preliminar calculada em 2.1 mR. Às 22h36 (19h36, hora local), a terra voltou a tremer. Segundo informações de moradores do distrito de São Joaquim, tendo magnitude preliminar calculada em 2.0 mR, o evento sentido pouco pela população, que relatou ter escutado, no horário do ocorrido, um barulho similar a uma explosão. Além de São Joaquim, o evento também foi sentido por moradores da localidade de Poço do Gado, na zona rural de Boa Viagem, e na localidade de Fogareiro e comunidades adjacentes.
No período entre 18/03/2019 e 01/06 do mesmo ano foram registrados mais de mil tremores de terra em Quixeramobim. O Laboratório instalou uma rede sismográfica no local para acompanhar a evolução da atividade sísmica na região e permanece realizando o monitoramento.
Repórter Ceará