No próximo dia 03 de abril, às 16h, pelo Instagram da Livraria Lamarca (@livraria.lamarca) e @nadiafabrici.atriz, a atriz e bailarina Nádia Fabrici estreia na literatura com seu primeiro livro “Prelúdio Para Os Olhos” (Editora Chiado Books).
O evento-live terá a participação da professora e escritora Sara Síntique e o livro já está disponível para venda na própria Lamarca, Livraria Cultura, Martins Fontes, Travessa e pela internet através do site www.chiadobooks.com, onde a compra do livro pode ser feito de qualquer lugar do Brasil ou do exterior e em qualquer moeda vigente.
“Prelúdio Para Os Olhos” é uma aventura passada na cidade francesa Nice e narrada pelo professor de Literatura Bernard, recém-chegado à cidade para trabalhar no Internato Feminino François Lumière, um dos colégios mais elitistas da França.
Logo no primeiro dia de trabalho, conhece Marie, a milionária aluna cega que está no ano de formatura. Bernard passa a enxergar o mundo sob outras óticas e em pouco tempo se vê perdido num labirinto de contradições ao perceber que se importa mais do que deveria com a interna.
Em Prelúdio Para Os Olhos, ver pode ser uma descoberta e também uma armadilha, segundo a autora Nádia Fabrici. O livro, explica, coloca em xeque uma história de amor entre Bernard, um professor de vinte e oito anos e sua aluna cega de dezoito anos. “Ao conhecer Marie, Bernard passa a ver um outro mundo sob seus olhos. Passa a conhecer a si próprio de uma forma como nunca havia ocorrido. No entanto, é acorrentado por sua própria autocrítica sobre os limites éticos da docência”, destaca Nádia.
O romance traz como pilares fundamentais a cegueira, o amor, a ética e tenciona as relações de poder nas instituições educacionais. Desloca a visão do eixo. Impulsiona o leitor a deixar-se experienciar por outras formas de enxergar. Em paralelo, metaforiza a cegueira diária que nos afeta por ignorar a realidade do outro. A narrativa também discute poeticamente e politicamente sobre acessibilidade e para tanto, visa ser acessível.
A supervalorização do olhar e o excesso imagético descartado a cada segundo por nós mesmos, por vezes, inibe os outros sentidos do corpo. Partindo deste pressuposto, “Prelúdio Para Os Olhos” pretende ser um desacelerar, um respiro, uma abrangência sensório-narrativa despertando em seus fruidores outros modos de encontro com a palavra.
Multimídia
O livro estará disponível em várias versões digitais como o audiobook, e-book, (Amazon, kobo, Fnac Portugal e Google Books) e pelo site www.chiadobooks), uma versão em podcast pelo canal Youtube. O livro também está disponível na Livraria Lamarca, Livraria Cultura, Martins Fontes e Travessa. Outras informações, o leitor pode adquirir acompanhando os perfis do livro e da atriz no Instagram, respectivamente, @livropreludioparaosolhos e @nadiafabrici.atriz
O audioobok é um projeto premiado pela lei 14.017/2020 – Lei Aldir Blanc – por meio da Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza. A narrativa de Nádia Fabrici conta trinta e três capítulos em 374 páginas. Em áudio elas são delineadas pelo ator Diego Landin. O audiobook está disponível nas plataformas: Spotify, YouTube, Deezer, Amazon Music, Apple Podcasts, Google Podcasts e todos os outros demais agregadores.
Serviço:
Lançamento live do livro “Prelúdio Para Os Olhos”
Dia 3 de abril, sábado, 16h
Local: Canal da Livraria Lamarca @livraria.lamarca e @nadiafabrici.atriz
Livro disponível nas Livrarias Lamarca, Cultura, Martins Fontes e Travessa
R$ 50,00 o livro, R$ 20,00 o e-book e o audiobook gratuito
Repórter Ceará (Foto: Divulgação)




