Em sessão solene nesta quinta-feira, 19, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, deu início a uma série de atividades de celebração oficial dos 90 anos da instalação da Corte, também conhecida como o Tribunal da Democracia. O evento faz parte das comemorações pelos 90 anos de criação da Justiça Eleitoral. A informação é da assessoria da Corte.
O ponto alto da celebração é em 20 de maio. Nessa data, o Tribunal Superior de Justiça Eleitoral, mais tarde denominado Tribunal Superior Eleitoral, foi instalado em 1932, no Rio de Janeiro.
Após a execução do Hino Nacional, Fachin abriu a sessão solene e anunciou a exibição de um vídeo institucional de apresentação do documentário, produzido pela Secretaria de Comunicação do TSE e a TV Justiça, sobre a evolução dessa Justiça Especializada, desde o início das eleições até o processo de informatização e adoção das urnas eletrônicas.
Fachin ressaltou que o documentário conta a história da Justiça Eleitoral sob a ótica daqueles que fazem ela realmente acontecer: cidadãs e cidadãos que dedicam valioso tempo de forma voluntária à democracia. Intitulado “90 Anos da Justiça Eleitoral”, o documentário será exibido pela primeira vez neste domingo, 22, às 22h, pela TV Justiça.
Repórter Ceará