Home Recursos Hídricos Volume acumulado nos reservatórios cearenses salta de 21% para 38%; confira situação...

Volume acumulado nos reservatórios cearenses salta de 21% para 38%; confira situação de cada bacia

A quadra chuvosa, de fevereiro a maio, garantiu segurança hídrica nos reservatórios do Ceará por até dois anos, de acordo com a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh). Segundo os dados do órgão, o volume acumulado nos reservatórios saltou de 21% para 38%.

Francisco Teixeira, secretário de Recursos Hídricos do Ceará, apontou que o aumento do armazenamento permitiu ações importantes para beneficiar os cidadãos e o setor produtivo. Ele ainda ressaltou que a situação é confortável se comparada a anos anteriores, já que desde 2013 o volume total dos açudes não atingia essa marca.

O panorama hídrico atual traz certa tranquilidade para o noroeste do Ceará, de acordo com a Cogerh, mais especificamente nas bacias do Acaraú, Coreaú, Litoral e Metropolitana.

A Companhia destaca, no entanto, que é necessário ter atenção, principalmente nas regiões onde os aportes não foram expressivos, como é o caso da Bacia do Banabuiú, no Sertão Central do Estado, da Bacia do Médio Jaguaribe (onde está o Castanhão), e da Bacia dos Sertões de Crateús.

Confira a situação de cada bacia no início e no final da quadra chuvosa:

Repórter Ceará (Foto: Mateus Dantas/O POVO)

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here