O ex-governador e candidato ao Senado Federal pelo PT, Camilo Santana, foi eleito senador neste domingo, 2. O petista era o favorito na disputa, estando em primeiro lugar em todas as pesquisas de intenções de voto.
Camilo alcançou 3.389.458 votos (69,76%).
Biografia
Camilo Santana foi governador do Ceará por dois mandatos consecutivos. Na primeira vez, foi eleito no segundo turno. Em sua reeleição, teve a preferência dos eleitores cearenses já no primeiro turno.
Casado com Onélia Leite e pai de três filhos, Pedro, Luisa e José, Camilo é filho de Eudoro e Ermengarda Santana. Nascido em Barbalha, na região do Cariri, é engenheiro agrônomo, professor e mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Servidor público federal concursado, ocupou a superintendência adjunta do Ibama no Ceará em 2003 e 2004.
No primeiro Governo Cid Gomes (2007/2010), tornou-se secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado. Implantou importantes projetos que melhoraram as condições de vida dos agricultores, proporcionando linhas de crédito, equipamentos, assistência técnica e seguro safra para milhares de produtores rurais.
Em 2010, foi o deputado estadual mais votado do Ceará, eleito com mais de 131 mil votos. No segundo Governo Cid Gomes, Camilo assumiu a secretaria das Cidades, quando impulsionou no Ceará o programa “Minha Casa, Minha Vida” e grandes projetos urbanos e ambientais, como o Maranguapinho e o Cocó.
Repórter Ceará (Foto: Aurélia Alves/O POVO)