Neste domingo, 2, o advogado e deputado estadual Elmano de Freitas (PT), 52 anos, foi eleito governador do Ceará com 54,02% dos votos válidos (2.808.300).
Apoiado pelo candidato ao Senado, Camilo Santana (PT), e pelo candidato à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Elmano focou sua campanha em prometer melhorias na educação e na saúde, destacando que daria continuidade aos projetos do Governo Camilo-Izolda.
O primeiro turno no Ceará foi marcado pelo fim da aliança PDT-PT, que se encerrou após 16 anos.
O lançamento do nome de Elmano ocorreu quando o PDT decidiu lançar Roberto Cláudio, ex-prefeito de Fortaleza, como candidato ao Governo do Ceará, quando o PT e os demais partidos da base aliada ao Governo Camilo apoiavam Izolda Cela (sem partido), atual governadora.
Elmano, com a vitória, vence tanto Roberto Cláudio, que ficou em terceiro na corrida ao Palácio da Abolição (14,14%) e Capitão Wagner (União Brasil), que ficou em segundo (31,72%), apesar de ter se mostrado preferido nas primeiras pesquisas de intenções, perdendo o posto para Elmano no final da campanha.
Biografia
Elmano de Freitas da Costa nasceu no município de Baturité, filho do agricultor Francisco Feitosa da Costa, “seu Odilon”, e da professora Elma de Freitas da Costa.
Elmano de Freitas se formou em Direito pela Universidade Federal do Ceará e é filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) desde 1989. A sua luta social começou nas Comunidades Eclesiais de Base da Igreja Católica (CEBs). Atuou na Rede Nacional de Advogados Populares (RENAP), bem como na defesa jurídica e política do MST – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, na condição de advogado. Foi secretário de Educação de Fortaleza e coordenador do Orçamento Participativo na gestão da ex-prefeita Luizianne Lins (PT).
Elmano foi candidato à prefeitura de Fortaleza em 2012, obtendo quase 600 mil votos no segundo turno. Em 2013, foi eleito presidente do PT de Fortaleza. Nas eleições de 2014, foi eleito dep. estadual com mais de 44 mil votos. Em 2017, assumiu a presidência da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace). Nas eleições de 2018, foi eleito deputado estadual com 68.594 votos. Em 2020, Elmano disputou a Prefeitura de Caucaia, não sendo eleito.
Repórter Ceará (Foto: ALCE)