Home Política e Justiça Julgamento no STF deve barrar projeto de lei no Ceará que proíbe...

Julgamento no STF deve barrar projeto de lei no Ceará que proíbe linguagem neutra no Estado

Um julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) deve anular o projeto de lei do deputado estadual Carmelo Neto (PL-CE) que pretende proibir a utilização da linguagem neutra em documentos e peças de comunicação visual do Governo do Ceará.

O parlamentar, que apresentou a proposta na última terça-feira, 7, na Assembleia Legislativa, fala, na justificativa do projeto, em “abolir” a prática que vem sendo adotada pelo Governo Federal. Quando atuava na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), Carmelo apresentou proposta no mesmo sentido.

O STF, no entanto, deve barrar essa iniciativa. Isso, porque, nessa quinta-feira, 9, a Corte formou maioria de seis votos para derrubar a lei estadual que foi aprovada em Rondônia. A medida é válida para todos os estados brasileiros, além do Distrito Federal.

O relator do caso, ministro Edson Fachin, votou por considerar a lei inconstitucional. Ele foi acompanhado, até o momento, pelos ministros da Suprema Corte Alexandre de Moraes, Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia, Dias Toffoli e Luís Roberto Barroso. Os demais ainda podem incluir os votos.

Repórter Ceará

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here