Home Sérgio Machado 1 Minuto com Sérgio Machado: equipamentos do Sertão Central fortalecem e são...

1 Minuto com Sérgio Machado: equipamentos do Sertão Central fortalecem e são fortalecidos pela arte e pela cultura cearense

Está sendo uma semana festiva nos espaços culturais de Quixadá e Quixeramobim. Isso porque as cidades abrigam, respectivamente, a Casa de Saberes Cego Aderaldo, que comemora os 145 anos do poeta homônimo, no dia 24 de junho, e a Casa de Antônio Conselheiro, que completa um ano de inauguração, no próximo dia 29.

Os dois equipamentos são da Secult Ceará, geridos pelo Instituto Dragão do Mar, e se somam a mais dois também presentes no interior do Estado: a Vila da Música e o Centro Cultural Cariri, ambos no Crato. Os quatro espaços culturais funcionam graças a uma equipe que tem muito zelo e vontade de fazer a cultura acontecer, desde a gestão de Fabiano Piúba, secretário da Cultura entre 2016 e 2022, agora com Luisa Cela dando continuidade aos projetos.

Na Casa dos Saberes, entre os dias 21 e 24, acontece o evento gratuito com o tema “Vida, Poesia e Encantamento”, celebrando o legado das artes e saberes tradicionais, trazidos da cultura do Cariri, onde nasceu o poeta, com oficinas e vivências de produção de Máscaras de Caretas, inspiradas na estética do Reisado, com formas, cores e texturas da cultura sertaneja e símbolos das expressões populares cearenses.

Já a Casa de Antônio Conselheiro, onde viveu o beato Antônio Vicente Mendes Maciel, personagem principal da Guerra de Canudos, conta com uma programação extensa de teatro, música, moda, oficinas e exposições, entre os dias 25 e 30 deste mês. O evento será coroado com um show de Vanick Belchior, filha do cantor sobralense Belchior. Espaços como esses fomentam e difundem nossas expressões culturais. Viva a cultura cearense!

Foto: Reprodução/Documentário “Máscaras de Reis – Reisado de Caretas Boi Coração”

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here