O líder Leonel Brizola fundou o PDT – Partido Democrático Trabalhista. Um partido político de centro-esquerda, fundado em 1979, logo após o início do processo de abertura política da ditadura militar, sendo alinhado às ideologias trabalhistas, socialista democrática e social-democrata.
Pois bem, ingressei na vida público-partidária pelo PDT, há mais de 30 anos, porque sou de uma família de brizolistas, inclusive, alguns presos no regime militar por atuar no grupo dos 11.
Sou filiado e permaneço até os dias atuais como tesoureiro da agremiação no tricentenário município icoense.
Conheci André Figueiredo (Deputado Federal) ainda jovem, lúcido, decente, honesto, comprometido e elegante moralmente para com todos, nos anos 1990. Já àquela época ele nos entusiasmava.
Quantas foram as vezes que fui ao aeroporto Pinto Martins para receber com os militantes do partido o nosso líder Leonel Brizola. E em todas as vezes André estava lá. Presente! Firme.
A história do PDT do Ceará e do Brasil está imbricada de tal maneira com André Figueiredo, que jamais se deve apartar.
Ele é a nossa voz no partido. É o equilíbrio, é a estrutura, a defesa, o grito que não se cala, mesmo ao seu modo sereno e sensato.
Leio com surpresa que o senador Cid Gomes, a todo custo, deseja tomar o partido pra si. Tremei Brizola; tremei Araújo de Castro; tremei Papito de Oliveira; tremei Mariano de Freitas; tremei Lupi; tremei Juliana Brizola, tremei todos nós históricos que construímos tantas passagens de luta e que usamos como símbolo nossa flâmula vermelha no pescoço.
Nada contra o senador Cid, que nas últimas eleições subiu aos alpes da Meruoca e preferiu mergulhar nas eleições que o PDT escolheu Roberto Cláudio pra gente votar, inclusive ele, que sugeriu as prévias, deu corda e se escondeu delas após o resultado.
A história está aí pra registrar, eternamente.
Ademais, me surpreende ainda mais, vez que já ouvi de muitos, inclusive do senador e sem desmentir até agora, que não pretende mais ser candidato nas eleições vindouras.
Se não tem projeto de candidaturas por que ousa tomar o PDT dos líderes que não fazem dele uma chuva de verão, pois Vossa Excelência nem sabe mais por quantos partidos já vestiu a camisa e jogou na lata do lixo após as eleições.
Cid deixe o PDT viver, não queira ser o seu coveiro oficial, Brizola não merece isso.
Foto: Divulgação