Ciro Gomes diz que foi traído por Cid; Cid diz que não traiu, pois avisou que não aceitava a candidatura posta pelo PDT e que não iria se fazer presente na campanha, inclusive em Sobral – seu berço pátrio – com a presença de Roberto Cláudio.
Pois bem, traído e enganado fomos nós, seus eleitores e achando que aquele retrato dos quatro pré-candidatos ao Governo do Estado, para dali, ser escolhido o melhor candidato era pra valer.
Não era. Era só um retrato e todos abraçados com as mãos “nas costas”.
– “Roberto Cláudio é o candidato mais preparado pra ser o sucessor de Camilo” – (Cid, páginas de O Povo).
– “Juro por meus pais que não sei quem será o candidato escolhido. Mas os quatro candidatos do PDT, todos são qualificados para assumirem o Governo do Ceará” – (Cid, páginas de O Povo).
De repente, com as mãos nas costas, repita-se, sabe-se somente após subir aos alpes da Meruoca e dele só avistar o rio, o mar e o sol, após as eleições, que não queria ninguém do próprio grêmio político, mas o candidato do PT seria sua corda do coração ao Palácio da Abolição.
Não foi esse Cid Gomes, filho do Doutor José Euclides e da Dona Maria José, que enfrentou motins emprestando a sua própria vida, como herói em defesa do Ceará para por fim a uma milícia armada e a pseudo policiais travestidos de agentes de segurança, que eu conheci.
Aquele que eu conheci foi um jovem corajoso, honrado, político de fibra competente, um prefeito e governador, respectivamente, ousado e que encantou a todos nós por seu talento e carisma.
Ciro pode até exagerar, suar demais, engrossar o couro da testa e das gesticulações, mas não é mentiroso. Não apresenta a cada entrevista uma nova desculpa para sumir de tudo e de todos, onde mas se precisou do seu ombro amigo, do seu abraço apertado e de sua voz certeira.
Se deseja ir ser feliz, meu estimado Senador Cid Gomes, a quem votei e trabalhei em todas as eleições, que vá sem criar crises, traumas e profundas decepções.
Por fim, eu digo que já escutei a voz dos teus sinais, dantes mais claras e não longínquas.