Home Política Deputada Lia Gomes completa seis meses como Procuradora Especial da Mulher da...

Deputada Lia Gomes completa seis meses como Procuradora Especial da Mulher da Assembleia Legislativa

Neste mês de setembro, a deputada estadual Lia Gomes completa seis meses à frente da Procuradoria Especial da Mulher, órgão vinculado à Assembleia Legislativa que desempenha papel fundamental no enfrentamento à violência contra a mulher nos municípios cearenses, além de acolher e atender mulheres vítimas de violência no Estado, fornecendo informações sobre seus direitos e oferecendo atendimentos jurídico e psicossocial.

Neste período, foram mais de 570 atendimentos realizados por meio do Zap Delas, canal pelo qual as mulheres buscam ajuda, orientações sobre seus direitos e agendam serviços ofertados pelo órgão com a equipe multidisciplinar inclusiva, humanizada, especializada e qualificada. Também foram realizadas mais de 30 capacitações técnicas e mais de 70 articulações institucionais, com o objetivo de incentivar a criação de procuradorias municipais nas cidades que ainda não dispõem.

A procuradora especial da mulher, Lia Gomes, também realizou seu 1º Encontro de Procuradoras da Mulher do Ceará, momento em que se apresentou e teve a oportunidade de conhecer as procuradoras municipais, e o 1º Seminário Formativo das Procuradorias da Mulher do Ceará, no qual fez o lançamento da cartilha ‘Mulher, sua voz tem força!’.

“Eu gosto muito de trabalhar com prevenção e educação. Penso que quanto mais didático o material é, mais acessível ele se torna e temos mais chances de atingir o nosso objetivo, que é a conscientização do que é a violência contra a mulher. Muitas vezes, elas nem sabem que sofrem abuso. Por isso, é importante a informação alcançar essas mulheres e foi pensando nelas que elaboramos esse material”, afirma a procuradora, Lia Gomes.

O Agosto Lilás, mês da campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, teve sua abertura realizada com a 1ª Marcha em Defesa da Mulher, também idealizada pela Procuradoria Especial da Mulher, a qual reuniu mais de 500 apoiadores que marcharam em favor dos direitos e do respeito pelas mulheres. Ao longo do mês, os municípios de Fortim, Paracuru, Missão Velha e Varjota também realizaram suas primeiras marchas em defesa das mulheres, inspirados na ação da Procuradoria.

Com o sucesso da marcha, a procuradora especial da mulher, a deputada Lia Gomes, deu entrada no Projeto de Lei 831/2023, que institui no calendário oficial de eventos do Estado do Ceará a Marcha em Defesa das Mulheres.

Durante sua gestão, a procuradora Lia Gomes inaugurou procuradorias nos municípios de Tianguá, Camocim, Senador Pompeu, Mombaça, Lavras da Mangabeira, Araripe, Barbalha, Tejuçuoca, Cascavel, Palmácia, Mulungu, Aquiraz, Quixadá, Itapajé, Pacatuba, Acarape, Limoeiro do Norte, Banabuiú, Boa Viagem, Deputado Irapuan Pinheiro, Acopiara, Arneiroz, Aurora, Bela Cruz e Sobral. Além disso, mais de 20 municípios tiveram resolução de criação de procuradoria aprovada, totalizando 94 procuradorias implementadas e 30 em fase de implementação.

“A instalação desses equipamentos garante o acolhimento e o encaminhamento de denúncias de violência contra as mulheres, além de atuar com campanhas educativas de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher, tendo em vista que em alguns municípios, a Procuradoria Municipal é o único equipamento voltado para o atendimento especializado às mulheres em situação de violência”, finaliza a procuradora.

Repórter Ceará

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here