Home Justiça Justiça do Ceará manda transferir chefes de facções presos no Estado para...

Justiça do Ceará manda transferir chefes de facções presos no Estado para presídio federal

Nessa segunda-feira, 9, a Justiça do Ceará determinou a transferência de cinco presos, chefes de facções criminosas, para penitenciária federal, após motins e tentativas de fuga nas unidades prisionais do Estado. O pedido foi feito pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público do Ceará (MPCE).

Os internos, conforme o pedido de transferência, são chefes de facções locais, e as transferências são necessárias para evitar “situações de instabilidade nas unidades prisionais cearenses”. Ainda na solicitação, o Gaeco destacou haver indícios de que os presos estão “articulando atos de insubordinação nas unidades”.

149 presos foram levados a delegacia e nove ficaram feridos durante uma rebelião no último dia 27 de setembro, na Unidade Prisional Agente Elias Alves da Silva (UP-IV), em Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza. Internos alegam que o motivo do motim foi um protesto ao retorno do diretor do presídio.

O vice-diretor, o chefe de segurança e disciplina, o gerente administrativo da unidade e um policial penal foram citados em diversos depoimentos como responsáveis por atos de tortura contra presos. Eles estavam afastados desde junho após denúncias de violência e maus-tratos contra internos. O diretor voltou para a gestão da unidade no dia 24 de setembro.

Repórter Ceará (Foto: Reprodução/TVM)

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here