Home Justiça Eleitoral Por unanimidade, TRE autoriza saída de Evandro Leitão do PDT sem perda...

Por unanimidade, TRE autoriza saída de Evandro Leitão do PDT sem perda de mandato

Nesta segunda-feira, 30, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) autorizou, por unanimidade, a desfiliação do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Evandro Leitão, do PDT, sem perda de mandato.

Com a decisão, Evandro se mantém como deputado estadual.

A contestação de desfiliação foi feita pela Executiva nacional do PDT, presidida interinamente pelo deputado federal André Figueiredo (PDT), após o diretório estadual da legenda, sob o então comando do senador Cid Gomes (PDT), conceder carta de anuência a Evandro, sem a perda de mandato.

O juiz Francisco Érico Carvalho Silveira, relator da ação, destacou a validade da carta de anuência concedida e a previsão constitucional de que esta autorização é suficiente para que o parlamentar possa sair do partido sem perder o mandato por infidelidade partidária.

No pedido de desfiliação apresentado à Justiça Eleitoral, Evandro também alegou “grave discriminação pessoal” por parte do PDT, além de apresentar a carta de anuência, e citou a falta de repasse de recursos para ele quando era candidato a deputado estadual em 2022.

O magistrado refutou a argumentação do PDT nacional de que qualquer carta de anuência só poderia ser concedida com autorização da instância nacional. 

Repórter Ceará (Foto: Junior Pio/Alece)

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here