Home Sérgio Machado 1 Minuto com Sérgio Machado: Um breve panorama dos últimos movimentos políticos...

1 Minuto com Sérgio Machado: Um breve panorama dos últimos movimentos políticos no Ceará

PDT Ceará: Ciro x Cid Gomes

Durante a última reunião do PDT, no dia 27 de outubro, Ciro Gomes criticou fortemente o grupo liderado por seu irmão, Cid Gomes, assegurando a vitória do seu grupo em Fortaleza com a reeleição do prefeito José Sarto. O clima foi tenso, com quase um confronto físico entre os irmãos, representando divisões dentro do PDT.

O prefeito de Fortaleza, José Sarto, acusou a ala do PDT liderada por Cid de traição devido ao não apoio à candidatura de Roberto Cláudio ao Governo do Ceará, em 2022. Sarto relatou ainda que o partido realizou votações para escolher o candidato, mas a ala de Cid optou por outro. Essa disputa pode resultar na migração de membros para outras legendas e formação de novas, mas nem de longe improváveis, alianças.

Convenção estadual do PSDB

O evento, que reelegeu Élcio Batista como presidente do partido, contou com a presença de destacados políticos do PDT, incluindo Ciro Gomes, Roberto Cláudio e José Sarto. Élcio reforçou o compromisso do PSDB com a reeleição de Sarto como prefeito de Fortaleza, destacando as mudanças positivas na cidade. O ex-governador Tasso Jereissati, histórico do PSDB, também participou, assim como outros membros do partido e de líderes do PDT, demonstrando uma aliança em torno da candidatura de Sarto à reeleição, reunindo os principais adversários do governador Elmano de Freitas (PT) e do ministro Camilo Santana (PT) no estado.

Em meio a um racha com seus irmãos, Ciro fez um discurso enfático acusando traição e descompromisso na destruição do estado. Ciro discursou ao lado de Sarto, que é motivo de discordância entre os irmãos, e de Tasso, que preferiu apoiar Ciro na disputa familiar. Ciro também fez duras acusações aos governos petistas, alegando corrupção generalizada na realização de obras públicas no estado.

Aliança entre PDT e PSDB

Ainda sobre os eventos que movimentam a aliança entre PDT e PSDB, A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) realizará um seminário intitulado “A Democracia no Brasil 40 anos depois da Campanha das Diretas Já”, no próximo dia 10 de novembro, abordando o contexto histórico desse importante movimento democrático na história do Brasil. Entre os painéis, estarão o ex-presidente do Congresso Nacional Mauro Benevides e os ex-governadores Ciro Gomes (PDT) e Tasso Jereissati (PSDB).

Governo Lula instala unidade do ITA no Ceará

Pela terceira vez neste mandato, Lula vem ao Ceará. Em dezembro, ele pretende estar aqui, provavelmente acompanhado do ministro Camilo Santana (PT) e do governador Elmano de Freitas (PT), para a instalação da unidade do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) em Fortaleza. De acordo com dados do ITA, estudantes de Fortaleza ocuparam 543 das 1.478 vagas, nos últimos 10 anos, correspondendo a uma média de 40% de aprovação.

Foto: Aurélio Alves/O Povo

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here