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1 Minuto com Sérgio Machado: Novas configurações políticas em Fortaleza: uma análise da primeira pesquisa eleitoral de 2024

O cenário político de Fortaleza para as eleições de outubro de 2024 começa a tomar forma, e a primeira pesquisa, realizada pela AtlasIntel, que conduziu a pesquisa mais precisa para o 1º turno da eleição presidencial do Brasil de 2022, revela questões que influenciam significativamente o desenrolar do pleito.

Dentre os elementos mais marcantes, destaca-se a mudança de partido do senador Cid Gomes para o PSB, agora em fevereiro, que já repercute intensamente no jogo político cearense. Esse movimento tem o potencial de reconfigurar as alianças tradicionais, causando um impacto não apenas na disputa municipal, mas também nas dinâmicas estaduais. As implicações dessa decisão ditarão o desempenho do PSB nas eleições municipais e o posicionamento político do próprio Cid e do seu grupo.

Enquanto isso, o PDT enfrenta desafios internos, especialmente relacionados à má avaliação do prefeito José Sarto, com 45% de desaprovação, de acordo com a pesquisa. A popularidade do prefeito é um elemento essencial para o desempenho do partido nas eleições municipais. A análise desses números mostra a necessidade do PDT em repensar estratégias e possíveis alianças para manter sua relevância no cenário político local. Outro ponto de destaque é a ascensão do Capitão Wagner (União Brasil), que assume o maior eleitorado evangélico (51%). Esse movimento indica as preferências religiosas do eleitorado e pode ter reflexos significativos nas estratégias de campanha e nas futuras alianças políticas.

Com Sarto e Capitão Wagner liderando a disputa pela Prefeitura de Fortaleza, independentemente do cenário contar com os petistas Evandro Leitão e Luizianne Lins, podemos observar um cenário político com movimentações que reconfiguram alianças históricas e apontam para um processo eleitoral dinâmico e imprevisível em meio aos interesses da população que, de acordo com a pesquisa, clama por melhorias nas áreas de segurança (49%), saúde (40%) e educação (37%). Sigamos acompanhando.

Foto: Reprodução/Instagram

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