Na manhã desta quarta-feira, 17, foi liberada a obra de demolição do Edifício São Pedro, na Praia de Iracema, em Fortaleza, que havia sido embargada.
A obra sofreu embargo no dia 5 de abril após auditores fiscais do trabalho da Superintendência Regional do Trabalho do Ceará (SRT-CE) suspenderem a demolição por risco aos trabalhadores. Foram detectados pontos de perigos para os operários, pedestres e veículos que circulava no entorno do prédio.
Passados 12 dias, foi feita uma nova fiscalização pelos auditores na manhã de hoje para saber se a empresa responsável havia tomado as medidas preventivas indicadas no termo de embargo.
De acordo com o Ministério do Trabalho, foi elaborado um novo Plano de Demolição que condizia com os riscos existentes no local, com medidas preventivas em relação à projeção e queda de materiais, com restrição à circulação de pessoas, por exemplo.
Na primeira inspeção, havia sido observado o uso de uma mini retroescavadeira, que ficava suspensa por um guindaste no andar superior do prédio. Agora, a retroescavadeira foi retirada e substituída por equipamento que dispensa a presença dos trabalhadores na área.