A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, nesta quarta-feira, 24, no Plenário 13 de Maio, sessão solene para celebrar os 145 anos da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) no Ceará.
O deputado Bruno Pedrosa (PDT), requerente da solenidade, informou que a instituição foi criada no Ceará em 1879 e “tem se tornado um farol de esperança e caridade para os mais necessitados em nosso Estado”. Para ele, em razão das suas ações e projetos sociais, a SSVP “tem transformado realidades, promovendo a dignidade humana e construindo um futuro mais justo e solidário para todos”. O parlamentar ainda defendeu a participação dos cidadãos na política para que se mude a realidade do País.
O 16º presidente do Conselho Geral Internacional da Sociedade São Vicente de Paulo, Renato Lima de Oliveira, lembrou a história da instituição, que foi criada em Paris, na França, em 23 de abril de 1833. Segundo ele, a criação da SSVP no Ceará foi uma “resposta rápida da igreja aos problemas da sociedade civil”, que, na época, enfrentava os flagelos da seca. Renato Lima ainda apresentou as ações dos anos em que esteve à frente do Conselho Geral, como a construção de uma nova sede em Paris, a criação do novo serviço de Ouvidoria Geral e a expansão para outros nove países, entre outras iniciativas.
Para o presidente do Conselho Metropolitano de Fortaleza da SSVP, José Pereira de Oliveira, ainda há muitos desafios na atuação da Sociedade. Além disso, ele defendeu uma maior participação dos jovens na instituição. “A gente se tornou uma referência para o mundo em termos de Sociedade, pois hoje somos o País que mais tem Vicentinos”, ressaltou. Na avaliação dele, além dos projetos de caridade, é preciso desenvolver projetos sociais, “com visão sistêmica, que mudem a condição de vida” das famílias atendidas a fim de quebrar o ciclo de pobreza.
Em nome dos homenageados, o coordenador da SSVP, Thiago Paulino, enfatizou a necessidade de reforçar parcerias, inclusive, com o poder público. Como exemplo, ele citou a ação da SSVP em Quixadá, que organiza o trabalho de uma das cozinhas solidárias do projeto Ceará sem Fome. Thiago Paulino ainda compartilhou a história de como conheceu e passou a participar da SSVP e ressaltou o papel desempenhado por cada um dos homenageados na instituição.
Durante a sessão solene, foram homenageados com certificados Renato Lima, Márcio José da Silva, José Pereira de Oliveira e José Alves Nogueira. A SSVP entregou ainda uma placa em homenagem ao deputado Bruno Pedrosa.